DICAS

A tensão da esteira é importante para controlar o desgaste do material rodante?

A correta tensão da corrente aumenta sensivelmente a vida útil da esteira. Uma esteira solta aumenta o movimento entre a corrente e roda motriz, como também rodas guia e roletes. Uma esteira muito esticada aumenta o risco de acúmulo e coloca cargas maiores nas superfícies de contato do sistema. Uma verificação normal do ajuste, segundo as instruções do fabricante, irá manter o desgaste sob controle.

Como justificar as despesas extras com um sistema de esteiras lubrificadas?

O sistema de esteiras lubrificadas virtualmente elimina o desgaste interno de pinos e buchas e diretamente prolonga a vida útil de qualquer componente do material rodante. O desgaste interno de pinos e buchas provoca ondulação da corrente conforme ela se desloca na armação da esteira e o movimento adicional acelera o desgaste nas superfícies externas das buchas, como também nas rodas motrizes, rodas guia e roletes. Na maior parte das aplicações, a opção por um sistema de esteiras lubrificadas irá aumentar a vida útil do seu material rodante, resultando em sensível economia.

Como o modo de operar uma máquina pode influir no desgaste do material rodante?

O uso de altas velocidades, especialmente durante marcha à ré, deve ser evitado sempre que possível, devido à aceleração rigorosa do desgaste. Operações em colinas, manobras desnecessárias, corrente trabalhando com acúmulo de material ou desajustada submetem as esteiras a cargas de choque pesadas, acelerando o desgaste. Evitando esses procedimentos, você pode aumentar a vida útil do seu material rodante.

Como posso evitar a perda de parafusos das sapatas da esteira?

Faça o reaperto dos parafusos da esteira depois das primeiras 50 a 100 horas de operação e preste atenção especial aos parafuso do elo segmentado. Verifique, também, regularmente, se existem parafusos da esteira soltos ou faltantes e substitua-os imediatamente. Observe este procedimento e a perda dos seus parafusos será mínima.

Como posso saber o melhor momento e o que fazer para a manutenção do meu material rodante?

Seu revendedor Komatsu está habilitado a indicar e instruí-lo das melhores alternativas para obter o máximo de vida útil de seu material rodante.

O que devo procurar para determinar que o material rodante necessita de manutenção?

Os indicadores principais de manutenção são o desgaste dos pinos e buchas e altura do elo. A Komatsu fornece um diagrama de percentual de desgaste para todas as máquinas de esteiras e seu revendedor Komatsu está apto a calcular quantas horas ainda existem antes que seja necessário efetuar a manutenção.

Porque devo girar os pinos e buchas das esteiras?

Para prolongar a vida útil da esteira. Uma vez que somente um lado dos pinos e buchas sofrem desgaste durante a operação normal, girá-los no intervalo prescrito pode prolongar a vida útil da corrente da esteira e equilibrar o desgaste de outros componentes do material rodante.

Quais condições de solo que aceleram o desgaste?

Material úmido faz com que elementos abrasivos fiquem aderentes, elementos químicos danificam os vedadores e corroem o aço, impactos elevados aumentam as cargas nas superfícies de desgaste, temperaturas muito altas ou muito baixas reduzem a eficiência dos lubrificantes e podem danificar os componentes do material rodante, material pegajosos provoca condições de acúmulo, materiais com alto teor de sílica provoca fricção destrutiva. O conhecimento das condições de solo existentes pode ajudar a acrescentar horas à vida útil do material rodante, quando forem seguidos os procedimentos corretos de manutenção e operação recomendados pelo revendedor Komatsu.

Qual sapata é ideal para a minha máquina?

Uma ampla variedade de sapatas de esteiras estão disponíveis e a ideal deve ser selecionada para atender as condições de trabalho. Quanto maior for a necessidade de flutuação, mais larga deve ser a sapata. Contudo, quanto mais larga a sapata, maior será a perda de tração e o aumento de desgaste do material rodante. Como regra geral, você deve sempre usar a sapata mais estreita que possa oferecer a flutuação adequada.

Quando devo me preocupar com o acúmulo de material nas esteir

Sempre que existirem condições de acúmulo, elas aumentam o desgaste devido ao aumento da tensão na esteira. Isto faz com que o material abrasivo penetre nas superfícies de desgaste, conforme vão cobrindo e restringindo o movimento das rodas guia e roletes. Você pode minimizar o excesso de desgaste por meio do ajuste da tensão correta, remoção dos protetores, limpeza normal e o uso de sapatas de esteiras com orifícios de limpeza.

Quantas horas de vida útil posso esperar do meu material rodante?

Devido à diversificação de condições de trabalho, o percentual de desgaste irá variar consideravelmente. O desgaste do material rodante não pode ser evitado, mas pode-se controlá-lo através de procedimentos adequados de operação e manutenção e utilizando equipamentos adequados as condições específicas de cada trabalho.

Roletes, rodas guia e corrente lubrificada são abastecidos com óleo. Quando fazer a inspeção?

Os componentes do seu material rodante abastecido com óleo são projetados para permanecerem operando até que as superfícies externas de desgaste necessitem de manutenção. Componentes com vazamento devem ser removidos para reparos antes de serem abastecidos. Em circunstâncias normais, não será necessário inspecionar o óleo durante a vida útil dos componentes.
Chapecó-SC
Rua: Cristóvão Colombo, n° 221
Bairro Bela Vista
CEP: 89804-250
49. 3361-5399
49. 9 9967-2479

Entre em contato
Blumenau-SC
Rua: Alwin Rutzen, n° 101
Bairro Itoupavazinha
CEP: 89066-345
47. 3144-5399
47. 9 9980-7195

Entre em contato
Farroupilha-RS
Rodovia RS 122, n° 1693
Km 63 - Linha Julieta
CEP: 95180-000
54. 2109-5399
54. 9 9603-3241

Entre em contato
Rental - Chapecó - SC
Rua Raimundo Zanela, n°. 160-D
Bairro Quedas do Palmital / Dist. Ind.l Flávio Baldissera
CEP: 89813-824
49. 3700-6000
Entre em contato
Desenvolvido por BRSIS